Estudo Bíblico - Estar na presença de Deus requer qualidade de vida

Módulo 1 - Integridade
 


Tema: ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS REQUER QUALIDADE DE VIDA (SANTIDADE).

Texto Bíblico: Salmos 15 1-5.

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
Quem é que pode hospedar-se na tenda (tabernáculo) do Senhor?
- O que vive com integridade.
- O que pratica a justiça.
- O que de coração fala a verdade.
- O que não comete calúnia .
- O que não prejudica seu próximo.
- O que não fala mal do seu vizinho.
- O que despreza a impiedade e honra os que temem ao Senhor.
- O que cumpre seus votos mesmo sabendo que pode ser prejudicado.
- O que não é avarento.
- O que não aceita suborno.
Quem há de habitar em seu monte sagrado?
- O servo que procede deste modo.

Introdução

Vendo isso, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador Lc 5- 8. Diante do grande feito realizado pelo mestre Jesus Cristo, o discípulo Pedro reconhece o poder constrangedor do operador de milagres. Um Deus constrangedor expressa: autoridade, poder e santidade. Quem então pode estar em sua presença ? Quem pode ter comunhão com ele? A pergunta teologicamente pode ser respondida porque por intermédio da morte de Jesus temos acesso direto ao pai. Mt 27- 51 eis que o véu do Santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra fenderam-se as rochas .Não há mas dificuldade para o pecador regenerado está na presença e comunhão com o Senhor, a morte de Cristo e sua ressurreição possibilita esse acesso, isso teologicamente e biblicamente é entendido por todos seus eleitos (cristãos). Parece que o Discípulo Pedro não tinha esse entendimento, pois para todo judeu qualquer manifestação sobrenatural divina era recompensado com a morte :Juizes 13 -22. Disse Manoá a sua mulher: Certamente, morreremos, porque vimos a Deus. Estar na presença de um Deus santo era algo impossível para um Judeu, pois na perspectiva judaica, homem pecadores não podem estar diante da santidade de um Deus poderoso, por esse motivo se manifestou Jesus o filho de Deus .
Mas o que isso tem a ver com o salmos 15? O salmista conhecia o poder constrangedor do Deus santo e por conhecer a santidade divina , ele sabia que mesmo sendo pecador e por causa do pecado, ele, estava impossibilitado de estar diante da presença do Deus santo. Mas vivendo em qualidade de vida (em santidade) ,ele poderia se “hospedar” na tenda do Senhor e por final, habitar no seu Santo monte. Hoje sabemos que temos acesso ao pai pela sua maravilhosa graça, não precisamos de sacrifícios , obras expiatórias e outras coisas para entrarmos em sua presença . O filho nos concedeu esse privilégio, porém não podemos deixar de viver em santidade. Então o salmista traz para cada cristão onze itens e uma resposta conclusiva, sobre a importância da comunhão com DEUS, dentro do templo (IGREJA) e sociedade (SEU PRÓXIMO). O Deus que nos deu acesso a sua presença , requer dos cristãos posturas santas ,éticas e morais.
Então podemos afirmar que pelo sangue de Jesus temos acesso a presença do Soberano (DEUS). Mas para que a presença dele seja notada , precisamos viver em santidade de vida. Vamos então entender essas onze marcas destacadas pelo salmista e a conseqüência disso?

Escreva falso ou Verdadeiro:
( ) No antigo testamento todos podiam ver a face de Deus?
( ) O pecado não é uma qualidade de vida, mas sim a santidade?
( ) Hoje qualquer um pode ter acesso a presença de Deus?
( ) Só tem acesso a presença de Deus os que foram lavados e remidos por Jesus?

O que é preciso para viver em santidade e comunhão com Deus?
O salmista afirma que os eleitos de Deus precisam viver:

1° Uma vida com integridade (sincera).
Lucas: 2. 36-37. E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
Integridade: Qualidade de quem é integro Lit “completo”, que não significa sem pecado, mas uma pessoa de honradez, reto , sincero, com temor de Deus no seu coração. (Cit . Bíblia de estudo Sheed, pág719 . Antigo testamento).
Quem pode hospedar-se no templo do senhor? O salmista destaca que somente os íntegros e sinceros tem o prazer de estar no templo do senhor: Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. Salmo 84-10.
Essa integridade e sinceridade leva a profetisa Ana prestar devoção ao Senhor Deus. Quase oitenta anos de viuvez, mas sempre prestando serviço ao senhor seu Deus. Ana é um exemplo de pessoa íntegra que pode estar na casa do senhor. Para estar na casa do Senhor é necessário uma vida de devoção a ele. Ana é nosso primeiro exemplo.

O que você aprende com a vida da profetisa Ana? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Jó 1: 1. Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. O segundo exemplo que temos de integridade é o servo Jó. O caráter de Jó é de tamanha integridade diante de Deus ,a Bíblia diz que ele tinha sete filhos homens e quando seus filhos davam uma festa ao final da festa, Jó oferecia a Deus sacrifício pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente ,Jó 1.5b. Mesmo tendo entendimento teológico a respeito da ideia central do livro de Jó, e, o medo da mão de Deus vir sobre ele, sua família e seus bens. Precisamos usar Jó como nosso segundo exemplo de integridade . Você percebe que na narrativa do versículo citado existe uma palavra que chama muito a atenção do leitor: Talvez tenham pecado. A postura de Jó é um alerta para cada Cristão sobre a importância, do viver temor ao Senhor. Jó é o nosso segundo exemplo.
O que você aprendeu com a vida do servo Jó?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atos 10 1- 2. E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Alguns dizem que Cornélio era filho da salvação ,e se tornou filho por que tinha alguns adjetivos: Piedoso, temente a Deus, generoso e tinha a praticada da oração. Até creio que essas qualidades chamaram a atenção de Deus para olhar o gentio Cornélio, sabendo que nossa salvação não se deu por obras mais sim pela fé em Jesus Cristo, nossas qualidades não são suficientes para trazer salvação sobre nós. Efésios 2- 8 Porque pela graça sois salvos, mediante fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Entretanto não podemos deixar de destacar que Cornélio era um homem que tinha diante dos necessitados e de Deus honra , qualidade de alguém que tem integridade. Deus olhos um gentio e viu nesse homem princípios que lhe possibilitaria a entrada dele em seu tabernáculo. Podemos dizer que Cornélio foi o primeiro gentio a hospedar-se na casa de Deus. Integridade é acompanhada por: Piedade, temor e comunhão. Cornélio é o nosso terceiro exemplo de integridade.

Marque a resposta correta:
Cornélio, foi o primeiro gentio a ser salvo pela graça divina porque ele era um homem: piedoso, temente a Deus, generoso, e mantinha uma vida de oração ( ).
Cornélio, foi salvo pela graça de Deus que veio sobre sua vida , e além disso, também manifestava posturas de um homem íntegro em sua sociedade ( ).

Exercício de fixação
Encontre na Bíblia outro exemplo de integridade.
Livro para procurar 1° Sm
Nome do personagem: _________________________
O que você aprendeu com o exemplo desse personagem________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Autor: Pr. Marcio Sousil

Postar um comentário

0 Comentários