Sermão - Conhecendo nosso tempo.

CONHECENDO NOSSO TEMPO

TEXTO:  1º CRÔNICAS 12. 32.

"Dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens."


Introdução

É dever do cristão ser um bom leitor de seu tempo. Jesus o manda ( Lc 12. 56). Os filhos de Issacar eram conhecidos por esta capacidade. O estudante da palavra de Deus não é aquele  que somente tem o conhecimento, mas é o que estudando e lendo, consegue fazer uma avaliação cultural, filosófica , social e moderma dos acontecimentos . Estabelecendo uma cosmo visão dos  fatos para perspectiva religiosa Atos 17.
O cristão, além de ser bom , com capacidade reflexiva acurada, deve ser um agente de transformação. Nossa percepção teológica jungida(unida) à cosmo visão deve nos impelir á ação frutífera e transformadora. Segundo Bonhoeffer:  Todo saber teológico que não produz frutos é carnal, diabólico e estéril. Ester viu a situação do povo, obteve dados, mas foi necessário Mardoqueu despertá-la à ação(Et 4.14). Para o pastor Israel Belo de Azevedo precisamos entender nosso tempo, se queremos transformá-lo.
A transição entre o período moderno e o pós-moderno representa um desfio à igreja e à sua missão no contexto de sua nova geração. Confrontados por este desafio que é apresentado, os cristãos não podem sucumbir a um desejo nostálgico pelo retorno a tempos antigos do início do movimento evangélico. A realidade é que cristãos e estudantes  são desafiados a ministrar não em épocas remotas, mas nos dias pós- modernos. Eugene Peterson em seu livro  O pastor que Deus usa: O trabalho pastoral  segundo a palavra de Deus, diz: Alguns ministros se entristecem por viverem nos dias pós-modernos, contudo, o pastor não é responsável pelo momento histórico em que trabalha, nem, até certo ponto, pelo ambiente geográfico em que vive . Deus prescientemente, separou o tempo  certo para que cada um de nós viva. Destarte, o tempo no qual estamos inseridos sempre será o melhor que tínhamos para viver, pois Deus contava conosco naquele tempo.
Diante dessas observações feitas queremos enumera alguns passos que devem ser enfatizados , para se  ter conhecimento do nosso tempo e ser um agente de transformação.


TEMA : CONHECENDO NOSSO TEMPO.

TEXTO 1º Cr 12. 32. Dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens.

1º PONTO.

PARA CONHECERMOS NOSSO TEMPO: PRECISAMOS SER UM BOM LEITOR DE NOSSO TEMPO. Lc 12.56. Hipócrita, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo.
Dn 9.2. No primeiro ano do seu reinado, eu Daniel, entendi pelos livros que o números dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

MAS PARA SERMOS BONS LEITORES DE NOSSO TEMPO PRECISAMOS:
1.1- Ter uma compreensão clara do que esta ao nosso redor Atos.17. 22, 23. E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos ; porque passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

2º PONTO.

PARA CONHECERMOS NOSSO TEMPO: PRECISAMOS SER UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO.
Et 4.14. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como  este chegaste a este reino?

3º PONTO.

PARA CONHECERMOS NOSSO TEMPO: PRECISAMOS SER CONHECEDORES DAS ÉPOCAS.
1º Cro 12. 32. Dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens.

CONCLUSÃO

PARA SERMOS CONHECEDORES DO NOSSO TEMPO.
1º PRECISAMOS SABER FAZER UMA LEITURA DO MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO.
2º PRECISAMOS SER UMA VOZ DE SOCORRO ( VOZ DA VERDADE).
3º PRECISAMOS CONHECER A IDEOLOGIA  QUE ESTA SENDO VIVIDA. 



Postar um comentário

0 Comentários