Estudo - Gratidão a Deus

Estudo para células

Gratidão a Deus

Texto base: Romanos 5.8 .

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.



Introdução

Queremos nessa lição falar da importância de estarmos imergidos no amor de Deus.
Nesse tempo de tanta apostasia, a sociedade deixou de entender o verdadeiro significado da palavra amor, ou mesmo o que é a sua essência. O homem em sua atmosfera de vida está mais preocupado com os prazeres do que viver a verdade real do amor. Um professor dando aula em uma universidade virou para os seus alunos e disse: Vocês não sabem o que e fazer amor (sexo), alguns zombaram dele, e um engraçadinho pediu para ensinar como é que se praticava isso corretamente. Então ele falou: Para está se relacionando com uma pessoa é necessário  ter amor, vocês estão se relacionando somente pelo prazer. A sociedade esta mais interessado em viver prazer do que amor. O grande problema é que o mal que atinge a sociedade  começou atingir também a igreja. A igreja deixou de ter compaixão pelo perdido, a igreja deixou de ter amor pelos necessitados, a igreja deixou de ter um amor altruísta, a igreja deixou de ser grata a Deus.
Quando lemos o evangelho de Mateus, em sua narrativa do capitulo 28 versículo 19 , na sua primeira parte ele diz: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações (povos), batizando-os em nome do pai Mt 28.19a. Esse parte do texto chama muito a atenção dos leitores, porquê? A palavra batismo em sua originalidade expressa o ato de mergulhar, quando somos batizados em Deus pai, somos imergidos em seu grande amor. A Bíblia é enfática em dizer que Deus é a personificação exata do amor, ele é amor. Então a igreja precisa esta mergulhada em amor divino.
Para igreja esta mergulhada em amor divino, ela precisa aprender e entender a expressão do amor de Deus. Mas para isso acontecer ; precisamos vivenciar  gratidão, temos que ser grato a ele pelo seu grande amor. Quero destacar um exemplo bíblico de gratidão . No texto de primeiro Samuel 11, encontramos uma narrativa de aperto de um povo e o livramento estabelecido pelo futuro rei de Israel Saul. Mas em que isso tem haver com gratidão? No capitulo 31 de 1° Samuel mostra que aqueles que estavam em aperto (moradores de Jabes Gileade) expressam sua gratidão a Saul e seus três filhos dando ao rei um sepultamento. Sabemos que Saul não foi um bom rei ,mas seu ato no princípio de seu reinado tinha um grande valor para os moradores de Jabes Gileade. A gratidão é o maior exemplo que podemos viver para mostrar nossa compaixão  e amor. Deus como Saul trouxe livramento para nossas vidas, Saul libertou eles da afronta dos amonitas, Deus nos libertou do pecado, precisamos ser gratos a ele.
Para isso precisamos entender três aspectos do amor de Deus para expressarmos nossa verdadeira gratidão.

O texto de Romanos 5.8 diz: Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Somos gratos a Deus. Porque ele tem dado prova do seu próprio amor, esse é o primeiro ponto da nossa gratidão a ele. Deus tem dado prova do seu grande amor.
Deus só ofereceu a nos o que era dele mesmo. Essa é a idéia que o apóstolo Paulo quer transmitir, por ele ser amor, ele nos ofereceu seu próprio amor. O segundo destaque que tiranos do texto é a parte que diz: Pelo fato de ter Cristo morrido por nós. Deus por expressar tanto amor pela sua criação, ele deu um filho para morrer pela mundo . Acredito que nenhum pai daria seu filho para morrer em favor de alguém, Deus fez isto. O texto de João 3.16 é o maior exemplo que podemos citar, esse é o segundo ponto da nossa gratidão a ele. Ele deu seu filho como oferta de sacrifício. O terceiro destaque do texto que precisamos fazer é a parte final que diz: Sendo nós ainda pecadores. O amor de Deus não olha nosso estado, mas olha o que somos. Deus olhou a sua criação  e não somente o estado que está sua criação. Sabemos que o pecado afasta o homem de Deus. Porém ele ama o homem pecador, não o homem que vive na prática do pecado . Deus manifesta seu próprio amor porque ele não quer que sua criação venha viver sobre o regime do pecado. Esse é o terceiro ponto da nossa gratidão. Mesmo sendo pecadores ele nos amou.

Entendendo por que precisamos ser gratos a Deus:

1° Porque ele deu prova do seu próprio amor.

2° Porque ele deu seu filho como oferta de sacrifício.

3° Porque mesmo sendo pecadores ele nos amou.

Então o que devemos fazer para expressarmos nossa gratidão por tão grande amor? Viver verdades divinas.

1° Verdade.
Aprender amar com a mesma intensidade de Jesus.

2° Verdade.
Permanecer no amor que Cristo ensinou.

3° Verdade.
Guarda a segunda parte do grande mandamento.

4° Verdade.
Olhar o homem pecador com compaixão.

1.1  APRENDENDO AMAR COM A MESMA INTENSIDADE DE JESUS
No texto do evangelho de João , Jesus chora pela perda de seu amigo Lázaro e vendo os judeus Jesus chorando , eles dizem: vede o quanto o amava (João 11.36). No grego existe três classificação para amor:  agapaõ –agape. Phileo. Eros.
Amor Agape- são usados no Novo Testamento para descrever a atitude de Deus para com seus filhos (Jo 17.26); para com o gênero humano em geral ( Jo 3.16: Rm 5. 8); e para com aquele que crê no Senhor Jesus Cristo, em particular( Jo 14, 210.
Amor Phileo- Deve ser diferenciado de agapaõ no ponto de vista em que phileo representa mais intimidade afeto terno. Porém cada palavra retém seu caráter distinto e essencial  
Amor Eros-  Sexual, sensual carnal, de atração física, com consumação do prazer e manifesta o instinto de união e reprodução.
Amar com a intensidade do amor do Cristo é amar com afeto e preocupação com o gênero humano. Precisamos amar com atitude divina e com afeto terno, essa é a intensidade do amor de Jesus.

1.2  PERMANECENDO NO AMOR QUE CRISTO ENSINOU.
No texto de João 15 dos versículos 9 a 10, Jesus ensina aos discípulos que assim como ele guardou os mandamentos do pai e por isso o pai o tem amado. Eles também precisam permanecer nos seus mandamentos, para que eles permaneçam no amor de Cristo.
 Precisamos reproduzir o amor de Deus que foi reproduzido em Cristo e nos discípulos, e que deve ser reproduzido em nós também. Para permanecermos no amor que Cristo ensinou precisamos guardar seus mandamentos. E quais são?

1°MANDAMENTO- DAR FRUTO PARA TORNAR-SE DISCÍPULOS (Jo 15 8).

2° TER AMOR UNS PELOS OUTROS ( Jo 13. 34).

1.3  GUARDAR A SEGUNDA PARTE DO GRANDE MANDAMENTO.  No texto de Lucas 10.27. Um interprete da lei quer por Jesus a prova , e pergunta: que devo fazer para herdar a vida eterna? Jesus sabendo da sua intenção , pergunta: o que está escrito na lei? Ele responde interpretando o grande SHEMA( o grande mandamento), amar e adorar a Deus com toda sua alma, forças e entendimento e na sua interpretação como Mestre da lei ele ainda completa. Amar o meu próximo como amamos a nós mesmos. Para expressarmos nossa gratidão a Deus por tão grande amor, precisamos amar as pessoas que estão ao nosso redor como se estivéssemos amando a nós mesmos.

1.4   OLHAR O HOMEM PECADOR COM COMPAIXÃO. Você lembra que no segundo ponto falamos da intensidade do amor de Jesus por seu amigo Lázaro,e classificamos esse amor em dois aspectos Agape e Phileo. Acreditamos que quando Jesus  estava chegando em Jerusalém  essas extensões de amor invade seu ser. O amor de Deus para com o Homem pecador, e o amor de Deus, em terno afeto. Amor de compaixão. Lc19. 41. Jesus olhou Jerusalém com amor  sacrificial ( amor de Deus por seu povo),e amor de afeto pelos moradores de Jerusalém.


A igreja de cristo precisa voltar aos princípios do grande amor de Deus Precisamos pedir a Deus para ele como Senhor de nossas vidas nos imergir nas águas de seu grande amor , então estaremos reproduzindo uma verdadeira gratidão  a ele como filhos e verdadeiros cristãos. 
Nossa oração é que cada leitor possa ter entendido que se ele nos amou ,precisamos manifestar nossa gratidão .  AMANDO COMO JESUS AMOU, PERMANECENDO NO ENSINO QUE ELE DEU SOBRE O AMOR, GUARDANDO O SEU MANDAMENTO E TENDO COMPAIXÃO DO HOMEM PECADOR. Assim reproduziremos em uma sociedade perversa o que é amor.
O primeiro pilar da escada do discípulo é aprender amar como ele amou.

Autor: Pastor Marcio Souza da Silva.
 Referência bibliográfica.
Bíblia  Shedd de Estudo.
Edições Vida Nova.
Dicionário Vine. O significado Expositivo das palavras do Antigo e Novo Testamento.

Editora CPAD.

Postar um comentário

0 Comentários