Batalha espiritual - O mundo, a carne e o diabo.

Batalha espiritual
Pr. Marcio Sousil

Tema : O mundo , a carne e o diabo.



  Em nenhum lugar da bíblia temos a promessa de que a pessoa que vive segundo os princípios do cristianismo tem uma vida imune à lutas e dificuldades. Pelo contrário, o texto inspirado está repleto de passagens que confirmam que os cristãos, enquanto estiver na terra, estará sempre sujeito a ataques provenientes de três fontes inimigas, as quais são.

1º - O mundo que vivemos.
2º - A natureza adâmica que recebemos dos nossos pais, ou emprestando a palavra dos apóstolo Paulo, a carne.
3º - O diabo e suas hostes demoníacas, os quais incansavelmente procuram, através das tentações e empecilhos de toda sorte, barra-lhe o caminho em direção da santidade.

  Quando temos compreensão que devemos vencer esses inimigos, conseguimos entender que a batalha espiritual não é somente uma luta vivida do crente contra as forças de principados e potestades, mas sim, um conjunto de elementos que estão contidos nesses três inimigos citados.

   Vivemos uma batalha espiritual quando entendemos que a bíblia traz o ensinamento que não devemos amar o mundo: I João 2:15 (Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo, se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele). Também vivemos batalha espiritual quando entendemos que estando em Cristo crucificamos a nossa carne com os seus desejos: Gálatas 5:24 ( e os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências). E essa batalha torna-se mais acirrada, porque existe um  adversário ardiloso, que apoia seus ideais nesses dois primeiros inimigos. Quando falamos do diabo, como o 3º inimigo, precisamos entender que o diabo só pode agir na vida do crente mediante o espaço que ele oferece ao mundo e sua carne.

  Vamos entender isso melhor. Na leitura do texto de Lucas 4, a tentação de Jesus, encontramos uma batalha vivida entre Jesus e o diabo, o texto diz que Jesus estava cheio do Espírito Santo e foi guiado pelo mesmo Espírito ao deserto para ser tentado, e durante os quarenta dias nada ele comeu, entretanto, no final desses dias teve fome. O texto do  evangelho de Lucas, mostra claramente a ação dos três inimigos citados, o mundo, a carne e o diabo. E traz o ensinamento do porquê não devemos dar espaço a carne e ao mundo.

  Estamos falando que na batalha espiritual vivida pelos cristãos, o 3º inimigo depende do espaço que damos aos argumentos carnais e mundanos. Jesus resistiu ao primeiro inimigo a carne: "Durante quarenta dias sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome. Disse-lhe então o diabo: Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. Mas Jesus lhe respondeu: está escrito não só de pão viverá o homem" (Lucas 4:2 a 4). Quando lemos esses versículos entendemos que resistir a nossa natureza adâmica é o princípio fundamental para conseguirmos vencer nossa carne. Jesus que estava com fome mas cheio do Espírito Santo, sabia que o diabo iria se valer da fome que ele sentia para fazer com que Jesus cumprisse o seu desejo na carne (corpo).
  
  O segundo inimigo que Jesus resistiu foi o que o mundo oferece: "E elevando-o, mostrou-lhe num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo:  dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ele me foi entregue, e a dou a quem eu quizer. Portanto, se prostrado me adorares, tudo será teu. Mas Jesus lhe respondeu: está escrito, ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto." (Lucas 4: 5 a 7).

   O famoso filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard advertiu a mais de um século: No dia em que o cristianismo e o mundo tornarem-se amigos, o cristianismo deixará de existir.  O mundo exerce uma atração sobre todos nós, como um suposto tesouro que vale a pena conquistar e possuir. Desse modo, o mundo e Deus se oferecem como tesouros alternativos. Se Deus fosse tudo para nós, o mundo nada valeria. Mas o contrário também é válido: a medida que valorizamos e amamos o mundo, tornamo-nos inimigos de Deus (Tg.4:4).

   Jesus Cristo entendia muito bem isso. Quando falamos de mundo devemos entender muito bem o que a bíblia ensina sobre amor ao mundo. Jesus entendia que o diabo estava oferecendo o mundo, que se trata do sistema de valores alienados. Até porque no Salmo 24 diz: "Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contêm, o mundo e os que nele habitam". O diabo não poderia oferecer a Jesus Cristo o que é do próprio Cristo.

   Fica então muito claro que a luta que travamos (batalha espiritual) se dá muitas vezes em nossas vidas, devido ao espaço que damos ao nosso terceiro inimigo que é o diabo.


Referências bibliografias:

-  Bíblia Shedd de estudo.
- SHEDD, Russell. O mundo, a carne e o diabo. Ed. Vida Nova. São Paulo. 1995.


Postar um comentário

0 Comentários