Estudo - Saindo do cativeiro.

SAINDO DO CATIVEIRO
por Pr. Marcio Sousil 



TEXTO:  LUCAS 13.10-17 ORA, ENSINAVA JESUS NO SÁBADO NUMA DAS       SINAGOGAS. E VEIO ALI UMA MULHER POSSESSA DE UM ESPIRÍTO DE ENFERMIDADE, HAVIA JÁ DEZOITO ANOS; ANDAVA ENCURVADA SEM, DE MODO ALGUM PODER  ENDIREITAR-SE. VENDO-A JESUS, CHAMOU-A E DISSE-LHE:   MULHER, ESTÁS LIVRE DA TUA ENFERMIDADE; E, IMPONDO-LHE AS MÃOS, ELA IMEDIATAMENTE SE ENDIREITOU E DAVA GLÓRIA A DEUS.  O CHEFE DA SINAGOGA, INDIGNADO DE VER QUE JESUS CURAVA NO SÁBADO, DISSE A MULTIDÃO: SEIS DIAS HÁ EM QUE SE DEVE TRABALHAR; VINDE, POIS, NESSES DIAS PARA SERDES CURADOS E NÃO NO SÁBADO. DISSE-LHE , PORÉM, O SENHOR: HIPÓCRITAS, CADA UM DE VÓS NÃO DESPRENDE DA MANJEDOURA, NO SÁBADO, O SEU BOI OU JUMENTO, PARA LEVÁ-LO A BEBER? POR QUE MOTIVO NÃO SE DEVERIA LIVRAR DESTE CATIVEIRO, EM DIA DE SÁBADO, ESTA FILHA DE ABRAÃO, A QUEM SATANÁS TRAZIA PRESA HÁ DEZOITO ANOS? TENDO ELE DITO ESTAS PALAVRA, TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS SE ENVERGONHARAM. ENTRETANTO, O POVO SE ALEGRAVA POR TODOS OS GLORIOSOS FEITOS QUE JESUS REALIZAVA.
INTRODUÇÃO
VOCÊ JÁ ESTEVE PRESO EM  UM LUGAR ALGUMA VEZ? SABE QUAL A SENSAÇÃO DE ESTAR EM UM CATIVEIRO? PARECE QUE O SALMISTA ESTAVA EXPERIMENTANDO ESSA HORRIVEL REALIDADE.  TIRA A MINHA ALMA DO CÁRCERE, PARA QUE EU DÊ GRAÇA AO TEU NOME; OS JUSTOS ME RODEARÃO, QUANDO ME FIZESTE ESSE BEM (Sl 142.7).
O HOMEM FOI FEITO PARA SER LIVRE, POIS ESTE FOI O PROPÓSITO DE DEUS NA CRIAÇÃO: DE TODA ÁRVORE DO JARDIM, COMERÁ LIVREMENTE (Gn 2. 16) . EM OUTRAS PALAVRAS, DEUS DISSE A ADÃO: VOCÊ É LIVRE, MEU FILHO. FIQUE A VONTADE NO JARDIM. CUIDE DELE COMO DESEJAR. NO ENTANTO, DEUS NÃO AUTORIZOU UMA LIBERDADE INDEPENDENTE DA SUA VONTADE, POIS ISSO, COM CERTEZA, LEVARIA O HOMEM Á ESCRAVIDÃO ESPIRITUAL. A LIBERDADE, ENTÃO, FORA DOS LIMITES DIVINOS SEMPRE CONDUZIRÁ O HOMEM AO CATIVEIRO ESPIRITUAL
O ESCRITOR E MÉDICO LUCAS REGISTRA-NOS, NO CAPÍTULO 13, QUE EM UM SÁBADO, ESTAVA JESUS VISITANDO UMA DAS SINAGOGAS JUDAICAS. FOI LHE DADA A PALAVRA PARA QUE PREGASSE A MENSAGEM QUE TIVESSE DA PARTE DO PAI. NO ENTANTO, NO MEIO DO SEU SERMÃO JESUS COMEÇOU A REPARAR QUE ALI ESTAVA UMA MULHER EM SITUAÇÃO QUE LHE CHAMOU A ATENÇÃO: ELA  ANDAVA ENCURVADA. IMEDIATAMENTE, TOMADO DE COMPAIXÃO E DISCERNIDO TAMBÉM QUE O SEU QUADRO NÃO SE TRATAVA DE  MODO ALGUM DE UMA PATOLOGIA ORGÂNICA NATURAL, MAS QUE  ESTA SENHORA PADECIA DE UM MAL ESPIRITUAL, OU SEJA, ESTAVA APRISIONADA PELO DIABO, JESUS TOMOU PROVIDÊNCIA PARA LIVRÁ-LA DESSA SITUAÇÃO.
 INFELIZMENTE , ALGUNS OBJETAM QUE FALAR DE LIBERTAÇÃO OU TER TRABALHOS COM ESSE TEOR PODE ATRAIR A ATENÇÃO DO  POVO PRA O DIABO, AO INVÉS DE ATRAÍ-LA PARA DEUS. REALMENTE ISSO PODE OCORRER, E, INFELIZMENTE, TEMOS NOTADO ESTE DESEQUILÍBRIO EM ALGUMAS DENOMINACÕES CRISTÃS. MAS O QUE NÃO PODEMOS ESQUECER É QUE, SE EXERCEMOS O MINISTÉRIO DE LIBERTAÇÃO TAL COMO A BÍBLIA NOS ENSINA, AO CONTRÁRIO DISSO QUE TEMEMOS (FOCALIZAR EM DEMASIA O DIABO), ESTAREMOS POSSIBILITANDO QUE O POVO DE DEUS O CULTUE COM MAIS INTENSIDADE E CONFIANÇA E TAMBÉM AFIRMANDO O FATO DE QUE TEMOS UM INIMIGO DERROTADO E UM DEUS QUE PODE LIVRAR OS CATIVOS DO DIABO.
QUANDO PENSO NA PALAVRA CATIVEIRO,ALGUMAS IDÉIAS ME VEM A MENTE,QUE GOSTARIA DE COMPARTILHAR. MAIS ANTES DE COMPARTILHAR,VAMOS CONHECER O QUE SIGNIFICA A PALAVRA CATIVEIRO?
CATIVEIRO.  ESTADO OU TEMPO DE CATIVO,  CLASURA. LUGAR ONDE ALGUÉM ESTÁ CATIVO.
CATIVO.  ESCRAVIZADO.PRESO, ENCARCERADO, SEDUZIDO,ESCRAVO,PRISIONEIRO.
                                                 IDÉIAS SOBRE CATIVEIRO              
1.  CATIVEIRO É UM LUGAR DE GRANDE ANGÚSTIA, MEDO E DESESPERANÇA. PARECE QUE NÃO HÁ SAÍDA.              
2.     NINGUÉM VAI PARA UM CATIVEIRO POR LIVRE VONTADE, POIS NINGUÉM QUER ESTAR LÁ. AS PESSOAS LUTAM A FIM DE EVITAR ESTE LUGAR, MAS ACABAM SEM FORÇAS, SENDO APANHADAS.
3.   SÓ É LEVADO PARA UM CATIVEIRO CASO HAJA UM MOTIVO.O INDIVÍDUO É PRESO, POIS COMETEU UMA INFRAÇÃO. SÓ ESTA SOB CATIVEIRO ESPIRITUAL QUEM DEU LUGAR AO DIABO.NO CASO DESTA FILHA DE ABRAÃO, A BÍBLIA NÃO NOS REVELA O QUE AO A LEVOU A ESSA CONDICÃO.
4.     NO CATIVEIRO, EXISTE UM MONITORAMENTO, OU SEJA, GUARDAS QUE VIGIAM O LOCAL. ALÉM  DE SE ESTAR, HÁ SERES ESPIRITUAIS QUE CUIDAM PARA QUE O INDIVÍDUO CONTINUE NESTE ESTADO DE PRISÃO.
5.   É UM LUGAR ONDE NINGUÉM QUER ESTAR, MAS DE ONDE NÃO SE CONSEGUE SAIR. QUEM SE ENCONTRA EM CATIVEIRO  OU TEM UMA ÁREA DE SUA VIDA APRISIONADA,NÃO CONSEGUE, POR EXEMPLO, SE VER LIVRE DE UM PENSAMENTO, DE UM SENTIMENTO,DE UMA VONTADE, DE UM VÍCIO E DE PECADOS QUE SÃO VERDADEIRAS ATADURAS.
6.   UM CATIVEIRO PODE SER INVÍSIVEL DO PONTO DE VISTA ESPIRITUAL.TALVEZ GRANDE MAIORIA DE PESSOAS QUE ESTEJA NESTA SITUAÇÃO AINDA NÃO SE DEU CONTA DISSO. ÁS  VEZES, ATÉ MESMO OS QUE CONVIVEM COM OS CATIVOS COMO TAIS. NO CASO DESTA FILHA DE ABRAÃO, TODOS FICARAM PERPLEXOS DIANTE DA SUA LIBERTAÇÃO  RECEBIDA, POIS, PARA AQUELA  CONGREGAÇÃO, AQUELA ENFERMIDADE MAIS PARECIA UM MAL NATURAL DO QUE ESPIRITUAL.GRANDE FOI A SUPRESA!
EXISTEM ALGUMAS CLASSIFICAÇÕES PARA CATIVEIROS ESPIRITUAIS:
1º CATIVO POR  ESPÍRITO DE ENFERMIDADE. E VEIO ALI UMA MULHER POSSESSA DE UM ESPÍRITO DE ENFERMIDADE, HAVIA JÁ DEZOITO ANOS; ANDAVA ELA ENCURVADA, SEM DE MODO ALGUM PODER ENDIREITAR-SE (Lc. 13 .11).
2º CATIVO POR CAUSA DA REBELDIA. ORA, É NECESSÁRIO QUE O SERVO DO SENHOR NÃO VIVA A CONTENDER, E SIM DEVE SER BRANDO PARA COM TODOS APTO PARA INSTRUIR, PACIENTE, DISCIPLINANDO COM MANSIDÃO OS QUE SE OPÕEM, NA EXPECTATIVA DE QUE DEUS LHE S CONCEDA NÃO SÓ O ARREPENDIMENTO PAR CONHECEREM A VERDADE, MAS TAMBÉM O RETORNO Á SENSATEZ, LIVRANDO-SE ELES DOS LAÇOS DO DIABO, TENDO SIDO FEITOS CATIVOS POR ELE PARA CUMPRIREM A SUA VONTADE.( 2 Tm 2 .24 a 26).
3º  CATIVO POR POSSESSÃODE ESPÍRITO IMUNDO. AO DESENBARCAR, LOGO VEIO DOS SEPULCROS, AO SEU ENCONTRO, UM HOMEM POSSESSO DE ESPIRÍTO IMUNDO (Mc. 5. 2).
4º CATIVEIRO DA RELIGIOSIDADE.  ELES VOS  EXPULSARÃO DAS  SINAGOGAS; MAS VEM A HORA EM QUE TODO O QUE VOS MATAR JUGARÁ COM ISSO TRIBUTAR CULTO A DEUS (Jo .16. 2).
5º CATIVEIRO DO PECADO ORIGINAL.  A ARDENTE EXPECTATIVA DA CRIAÇÃO AGUARDA A REVELAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS. POIS A CRIAÇÃO ESTÁ SUJEITA Á VAIDADE, NÃO VOLUNTARIAMENTE  , MAS POR CAUSA DAQUELE QUE A SUJEITOU,NA ESPERANÇA DE QUE A PRÓPRIA CRIAÇÃO SERÁ REDIMIDA DO CATIVEIRO DA CORRUPÇÃO, PARA A LIBERDADE DA GLÓRIA DOS FILHOS DE DEUS.(Rm 8. 19 á 21).
ENTÃO ESTAREMOS ANALISANDO ESSAS CINCO CLASSIFICAÇÕES DA CAUSA DE MUITO CATIVEIRO NA VIDA DE MUITOS CRENTES.
1º PONTO
PESSOAS CATIVAS POR ESPÍRITO DE ENFERMIDADE.
LOGO DE INÍCIO É NECESSÁRIO DIZER :NEM TODA ENFERMIDADE  É   AÇÃO DO DIABO EM SUA VIDA. MAIS TAMBÉM É NECESSÁRIO DIZER, QUE ENFERMIDADE E DOENÇAS NÃO PROVÊM DE DEUS. NA VISÃO HUMANA , ENFERMIDADE É SINÔNIMO DE DOENÇA. NA VISÃO DE JESUS CRISTO ENFERMIDADE É DIFERENTE DE DOENÇA Mt 4. 23 PERCORRIA  JESUS TODA A GALILÉIA, ENSINANDO NAS SINAGOGAS, PREGANDO O EVANGELHO DO REINO E CURANDO TODA SORTE DE DOENÇAS E ENFERMIDADES  ENTRE O POVO. O GREGO TRABALHA  ENFERMIDADE NESSE TEXTO  COMO PROSTAÇÃO, DEBILIDADE, DOENÇA. MAIS EXISTE OUTRO TERMO GREGO PARA ENFERMIDADE QUE É: ASTHENEIA. QUE LITERALMENTE É, CARENTE DE FORÇA. A BÍBLIA  DEIXA CLARO QUE O PECADO ALÉM DE TRAZER AS DOENÇAS(PATOLOGIAS ORGÂNICAS NATURAIS), TAMBÉM SUJEITO A CRIAÇÃO A ESTAR CARENTE DE FORÇA . POIS SEM JESUS CRISTO NÃO CONSEGUIMOS VENCER  AQUELE QUE NOS SUJEITOU A TAL FRAGILIDADE(PECADO) .ENTÃO A  DEFINIÇÃO DE DOENÇA E ENFERMIDADE NO CAMPO ESPIRITUAL É DIFERENTE DA DEFINIÇÃO DO CAMPO FÍSICO. DEVIDO ISTO PODEMOS AFIRMAR QUE ELE LEVOU SOBRE  SI TODA NOSSAS DOENÇAS E TODA NOSSA ENFERMIDADE. JESUS SÁBIA DISCERNIR O QUE ERA UMA SIMPLES PATOLOGIA DE UMA AÇÃO DEMONÍACA.PAULO ESCREVENDO A IGREJA DE CORÍNTIOS ELE FALA DE UM DOM ESSENCIAL PARA DISCERNIMOS SE É UMA SIMPLES DOENÇA OU AÇÃO DE UM ESPIRITO DE ENFERMIDADE  1º Cor12. 10 A OUTO, OPERAÇÕES DE MILAGRES; A OUTRO PROFECIA; A OUTRO, DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS; A UM VARIEDADE DE LÍNGUAS; E A OUTRO , CAPACIDADE PARA INTERPRETA-LAS.
PAULO EM SEU RELATO DE DISCERNINENTO DE ESPIRITOS,ELE NOS DEIXA CIENTES QUE EXISTE NESSE MUNDO A  AÇÃO DE ESPÍRITOS QUE SÓ PODEM SER DESMACARADAS PELA AÇÃO DO ESPIRITO SANTO DE DEUS. SE VOCÊ CHEGOU AQUI COM ALGUMA COISA QUE OS MÉDICOS NÃO CONSEGUEM DETECTAR JESUS É PODEROSO PARA TE  LIBERTAR. A BÍBLIA RELATA EM  Lc 8 43 SOBRE UMA MULHER QUE ESTAVA ENFERMA, A DOZE ANOS. ESSA MULHER ESTAVA LITERALMENTE  CARENTE DE FORÇA. CERTA MULHER QUE HAVIA DOZE ANOS, VINHA PADECENDO DE UMA HEMORRAGIA,E A QUEM NINGUEM PODIA CURAR, VEIO POR TRÁS DELE E LHE TOCOU NA ORLA DA VESTE,E  LOGO SE ESTANCOU A HEMORRAGIA.  SE VOCÊ CARREGA UMA ENFERMIDADE A VARIOS ANOS COMO ESSAS MULHERES QUE FORAM CITADAS, QUERO LEVAR VOCÊ A DECLARAR QUE VOCÊ É MAS DO QUE VENCEDORA E MAIS DO QUE FILHA DE ABRAÃO VOCÊ É FILHA DE DEUS POR INTERMÉDIO DE JESUS CRISTO.
COMO O ESPÍRITO DE ENFERMIDADE ENTROU NA VIDA DA FILHA DE ABRAÃO, NA MULHER DO FLUXO,E NA VIDA DE QUEM É UM SALVO EM JESUS CRISTO.
PORQUE SOMOS GERADOS NO PECADO Sl 51. 5 EU NASCI NA INIQÜIDADE,E EM PECADO ME CONCEDEU MINHA MÃE. LEMBRA QUE FALAMOS  QUE O PECADO TROUXE DOENÇAS( PATOLOGIAS ORGÂNICAS NATURAIS)E QUE TAMBÉM SUJEITOU O HOMEM A ESTAR  CARENTE DE FORÇAS.(DEFINIÇÃO GREGA PARA ENFERMIDADE) NO NOSSO DNA  ESPIRITUAL EXISTE CROMOSSOMOS DIVINOS , MAIS TAMBÉM CROMOSSOMOS DO PECADO.ESTOU FALANDO DISSO PORQUE MUITAS PESSOAS NÃO CONSEGUE ENTENDER O POR QUE DE ALGUMAS ENFERMIDADE NA VIDA DE SERVOS VERDADEIROS, PESSOAS CORRETAS DIANTE DE DEUS. LEMBRA JESUS CHAMOU AQUELA MULHER DE FILHA DE ABRAÃO, PODEMOS DIZER QUE ELA ERA UMA PECADORA ,MIAS NÃO PODEMOS DIZER QUE ELA ESTAVA PRATICANDO PECADO, E POR CAUSA DO PECADO  ENTROU  NELA UM ESPÍRITO DE ENFERMIDADE.POIS É OQUE SEMPRE OUVIMOS AS PESSOAS DIZEREM QUANDO ALGUÉM ESTA DOENTE. OS DISCÍPULOS FIZERAM ISSO. Jo 9 .2 E OS SEUS DISCÍPULOS PERGUNTARAM:MESTRE , QUEM PECOU, ESTE OUSEUS PAIS, PARA QUE NASCESSE  CEGO?

2º PONTO
PESSOAS CATIVAS POR CAUSA DA REBELDIA.
A  BÍBLIA ESTA REPLETA DE TEXTOS QUE ABOMINA ESSE ATO MALIGNO.A BÍBLIA ENSINA QUE  REBELDIA,TRÁZ  GRANDES PREJUIZOS PARA O REBELDE(INSUBMISSO). A BÍBLIA DIZ QUE O PECADO DE REBELIÃO E COMO O PECADO DE FEITIÇARIA 1ºSm  15. 23a . PORQUE A REBELIÃO É COMO O PECADO DE  FEITIÇARIA. VOCÊ ENTENDE  O QUE O  SAMUEL ACABOU DE DIZER:ELE IGUALOU O PECADO DE REBELIÃO AO MESMO QUE PECADO DE FEITÇO.MAIS O QUE ERA PARA  ISRAEL PECADO DE FEITIÇARIA?DEUS QUANDO TIRA ISRAEL DO EGITO E ENTREGA  NOVAS LEIS PARA  SEU POVO. ELE DIZ: NÃO VOS VOLTAREIS PARA OS NECROMANTES, NEM PARA OS ADIVINHOS: NÃO OS PROCUREIS PARA SERDES CONTAMINADOS POR ELES EU SOU ADONAI ,VOSSO DEUS Lv 19. 31 .O NECROMANTE, O AGOUREIRO, ADIVINHADORES E FEITIÇEIROS ERA UMA COISA SÓ. ELES INVOCAVAM ESPIRITOS  DAQUELES QUE MORRERAM .ELES INVOCAVAM SEUS GUIAS DE UM BURACO NO CHÃO POR ISSO A PALAVRA NECROMANTE( BURACO).ESTA PALAVRA TEM COGNATOS NO SUMÉRIO, ACADIANO E UGÁRITICO , ONDE OCORRE O SIGNIFICADO  DE BURACO E ESPÍRITO DAQUELES QUE MORRERAM. ALÉM DA FEITIÇARIA CONTAMINAR  ELA TAZIA  A PESPECTIVA DO    ENCANTAMENTO . ENTÃO, FORAM-SE AOS ANCIÕES DOS MOABITAS E OS ANCIÃOS DOS MEDIANITAS, LEVANDO CONSIGO O PREÇO DOS ENCANTAMENTOS: E CHEGARAM A BALAÃO E LHE PROFERIRAM AS PALAVRAS DE BALAQUE  Nm 22.  NO LIVRO DE NÚMEROS TEMOS O RELATO DE BALAÃO SENDO CONVOCADO POR BALAQUE, PARA QUE DIGA ALGUMAS PALAVRAS OU RECITE ALGUM  ENCANTAMENTO A FIM DE QUE ISRAEL FIQUE IMOBILIZADO(ARAR) OU SEJA EMPEDIDO DE PROSPERAR EM SUA CAMPANHA DE CONQUITA DA TERRA DE CANAÃ. ARAR, É USADA NAS ESCRITURAS PRA DESCREVER UMA PESSOA DEBAIXO DE MALDIÇÃO. ARAR APARECE CERCA DE 63 VEZES NO ANTIGO TESTAMENTO. AGORA PRESTE ATENÇÃO NA ANÁLISE DA RAIZ DESTE TERMO, VISTA NO DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO:
COM BASE NO ACADIANO ARÃRU, CAPITURAR, PRENDER, E NO SUBSTANTIVO IRRITU, ARMADILHA, FUNDA, SEGUINDO SPEISER, APRESENTA A INTERPRETAÇÃO DE QUE O HEBRAICO ARAR SIGNIFICA PRENDER(POR ENCANTAMENTO),CERCAR COM OBSTÁCULOS, DEIXAR SEM FORÇAS PAR RESISTIR.PODEMOS ENTÃO AGORA DIZER QUE O PESO DA REBELIÃO É O MESMO PESO DO PECADO DE FEITIÇO.
VAMOS ARRUMAR TUDO ISSO QUE ACABAMOS DE CITAR  .QUANDO FALAMOS QUE REBELDIA TRÁZ CATIVEIRO ESPIRITUAL É POR CAUSA DE ALGUMAS COISAS QUE CITAMOS  NOS TEXTOS:
1º A REBELIÃO CONTAMINA O INDIVÍDUO E TAMBÉM O POVO .NÚMEROS 16, NÚMEROS 13.25 a33, 2 SAMUEL 15 1 a 6.
2ºELA FAZ  COM QUE NOSSA MENTE SE TORNA CATIVA PELO DIABO. DEUS TEM SEUS ATRIBUTOS COMO ONIPRESENÇA, ONISCIÊNCIA  E  ONIPOTÊNCIA. ONIPRESENÇA: ELE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES, FICANDO CLARO QUE ISTO NÃO É UMA VISÃO  PANTEÍSTA, ONISCIENTE :QUE SABE  TUDO ANTES DO ACONTECIMENTO, ONIPOTENTE : ELE É DETENTOR DE TODO PODER. CHAMAMOS ISSO DE ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS. PENSANDO NA ONISCIÊNCIA DE DEUS SABEMOS, QUE DEUS É O ÚNICO QUE PODE CONHECER NOSSOS PENSAMENTOS . NÃO EXISTE NINGUÉM QUE POSSA SABER O QUE ESTA NA MENTE DO HOMEM A NÃO SER DEUS O SUPREMO CRIADOR , PORQUE SÓ DEUS É ONISCIENTE. SABEMOS QUE O DIABO NÃO POSSUI ONISCIÊNCIA , MAS ENTENDEMOS QUE ELE MUITAS VEZES DIRECIONA NOSSOS PENSAMENTOS.MAS PARA ISSO ACONTECER EU PRECISO ESTA CATIVO POR ELE. A REBELDIA  É UM DESSES MOTIVOS. O APOSTOLO PAULO ESCREVENDO AO JOVEM PASTOR TIMÓTEO ELE DIZ: MAS TAMBÉM AO RETORNO Á SENSATEZ, LIVRANDO-SE ELES DOS LAÇOS DO DIABO, TENDO SIDO FEITOS CATIVOS POR ELE PARA CUMPRIREM A SUA VONTADE  2 Tm 2. 26.
 O CATIVEIRO DA REBELDIA É DIFERENTE DE ALGUNS OUTROS CATIVEIROS. POIS ALÉM DE CONTAMINAR O POVO,TAMBÉM ENCANTA A MENTE. TRAZENDO CATIVEIRO ESPIRITUAL E A PERDA DA SENSATEZ (PRUDÊNCIA:CAPACIDADE DE DISTINGUIR PREVIAMENTE O QUE  CONVÉM). IGREJAS ESTÃO SENDO DESTRUIDAS POR CAUSA DESSE ESPÍRITO DE REBELDIA . COMO AGE UM CRENTE CATIVO PELO ESPÍRITO DA REBELDIA:
1º LUGAR
TORNAM-SE JUIZES  1 Cor 10 .2  SIM EU VOS ROGO QUE NÃO TENHA DE SER OUSADO, QUANDO, PRESENTE, SERVINDO-ME DAQUELA FIRMEZA COM QUE PENSO DEVO TRATAR ALGUNS QUE NOS JULGAM COMO SE ANDÁSSEMOS EM DISPOSIÇÃO DE MUNDANO PROCEDER.
É  FÁCIL ENTENDER PORQUE QUEM ESTA  CATIVO SE TORNA JUIZ  .PORQUE O DIABO COLOCA NA MENTE DELE  QUE AQUELE QUE O LIDERA É ALGUÉM QUE NÃO ESTA FALANDO OU FAZENDO A VONTADE DE DEUS. O CATIVO PELA REBELDIA  JULGA QUE A SUA AÇÃO  É COMPLETAMENTE  DIVINA. PAULO TEVE QUE FALAR DA SUA AUTORIDADE APOSTÓLICA JUSTAMENTE PORQUE ESTAVA VIVENDO ISSO, NA IGREJA DE CORINTÍOS.
2º LUGAR
PROMOVEM DIVISÕES   Nm16. 2 LEVANTARAM-SE PERANTE MOISÉS COM DUZENTOS E CINQÜENTA HOMENS DOS FILHOS DE  ISRAEL, PRÍNCIPES DA CONGREGAÇÃO, ELEITOS POR ELA, VARÕES DE RENOME, A REBELIÃO DE CORÁ CONTRA MOISÉS, O UNGIDO DO SENHOR. A CAUSA: CORÁ E SEUS SEGUIDORES ESTAVAM CHEIOS DE INVEJA, DE PRESUNÇÃO, DE ATREVIMENTO, DE FALSA RELIGIOSIDADE, DE DESRESPEITO PARA COM A CASA DE ARÃO, POQUE ESTA FORA ESCOLHIDA POR DEUS PARA O SACERDÓCIO, AO PASSO QUE A DE CORÁ FORA ESCOLHIDA PARA O SERVIÇO DO TABERNÁCULO. ESTE É UM DOS PECADOS MAIS COMUNS NA IGREJA DO SENHOR, E  SE EXPRIME EM RIVALIDADES, INVEJAS E ARROGÂNCIA.
3ºPONTO
 SEMEIA CONTENDAS  Pv 6. 16 ,17b SEIS COISAS O SENHOR ABORRECE E A SÉTIMA SUA ALMA ABOMINA. O QUE SEMEIA CONTEDAS ENTE IRMÃOS. QUANTAS IGREJAS DEVASTADAS POR IRMÃOS QUE DESTILAM REBELDIA PELOS CORREDORES DA CASA DO SENHOR. O CATIVO PELO ESPÍRITO DA REBELDIA , ELE SEMPRE ESTA INTERESSADO EM ENVOLVER PESSOAS  NO QUE ELE ACHA QUE É CORRETO. EXEMPLO:UM IRMÃO SAIU DA IGREJA ELE VAI COMEÇAR ENVOLVER  AS PESSOAS , DIZENDO QUE O IRMÃO SAIU DA IGREJA POR CAUSA DO PASTOR.OUTRO EXEMPLO É O IRMÃO QUE APARENTA SER PIEDOSO. ELE SE ACHEGA COM SEU AR DE PIEDADE ,E MUITOS ACHANDO QUE O IRMÃO É UM BOM CRENTE FALA A RESPEITO DE ALGO QUE ACONTECEU NA IGREJA DANDO ENTÃO AO IRMÃO PIEDOSO OPORTUNIDADE DE COLOCAR O VENENO DA CONTENDA. O FALSO PIEDOSO ADORA USAR ESSE JARGÃO PRECISAMOS ORAR PELA NOSSA IGREJA, OU , O FAMOSO:  TODA IGREJA ESTA DIZENDO ISSO. QUERIDO SE VOCÊ SE ENQUADRA NO QUE FOI FALADO AQUI REPREENDA ISSO DA SUA VIDA . POIS REBELDIA É PRINCÍPIO SATÂNICO.

4º PONTO
DESRESPEITANDO  LIDERANÇA E ENSINANDO ISSO A OUTROS TAMBÉM.  Hb 13. 17. Rm 13 1-2;  At  23 4-5  OBEDECEI AOS VOSSOS GUIAS E SEDE SUBMISSOS PARA COM ELES; POIS VELAM POR VOSSA ALMA ,COMO QUEM DEVE PRESTAR CONTAS, PARA QUE FAÇAM ISTO COM ALEGRIA E NÃO GEMENDO; POQUE ISTO NÃO APROVEITA A VÓS OUTROS.    “ TODO HOMEM ESTEJA SUJEITO ÁS AUTORIDADES SUPERIORES; PORQUE NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO PROCEDA DE DEUS; E AS AUTORIDADES QUE EXISTEM FORAM POR ELE INSTITUÍDAS. DE MODO QUE AQUELE QUE SE OPÕE Á AUTORIDADE RESISTE Á ORDENAÇÃO DE DEUS; EOS QUE RESISTEM TRARÃO SOBRE SI MESMO CONDENAÇÃO”.   “ OS QUE ESTAVAM AO SEU LADO DISSERAM: ESTÁS INJURIANDO O SUMO SACERDOTE; DE DEUS? RESPONDEU PAULO: NÃO SABIA , IRMÃOS, QUE ELE É SUMO SACERDOTE; PORQUE ESTÁ ESCRITO: NÃO FALARÁS  MAL DE UMA  AUTORIDADE DO TEU POVO”. O CATIVEIRO DA REBELDIA  TEM MATADO MUITOS PASTORES, POIS MUITOS MEMBROS DE IGREJA ESTÃO DESRRESPEITANDO  ESSES LÍDERES QUE DEUS COLOCOU  PARA GUIAR SUA IGREJA. HOMENS QUE SÃO INTEGROS ,HONESTOS, CONSAGRADOS, TRANSPARENTES EM SUAS AÇÕES. NÃO SÃO ALTERCADORES, VIVEM DIANTE DE DEUS COM PUREZA SEXUAL, CORRETOS EM SUAS TRANSAÇÕES E FIEL A SÃ DOUTRINA .
MUITOS CRENTES DIZEM QUE SÃO SUBMISSOS AO SENHOR JESUS, MAIS PAR SERMOS SUBMISSOS A DEUS PRECISAMOS SER SUBMISSOS AS AUTORIDADES QUE ELE ELEGEU PARA SEREM SEUS  REPRESENTANTES  AQUI NA TERRA. ALGUNS QUEREM RESPEITAR SEUS LIDERES SOMENTE QUANDO ESTÃO NA PRESENÇA DELES.JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE OUVIR LIDERADOS DIZEREM: EU  SÓ OBEDEÇO MEU LÍDER  , QUANDO ESTOU DIANTE DELE,QUANDO NÃO ESTOU EU FAÇO DO JEITO QUE EU QUERO! UM LIDERADO AGINDO ASSIM , ELE ENSINA OUTROS O DESRESPEITO AO  QUE LIDERA.OUTRA COISA QUE TEM ACONTECIDO. SÃO LIDERADOS QUE EM REUNIÕES AFRONTAM SEU LIDER NA FRENTE DE SEUS LIDERADOS. USANDO ESTA FRASE :EU NÃO CONCORDO MAIS VOU FAZER, PORQUE O SENHOR É MEU LIDER! SE VOCÊ É LIDERADO POR SEU PASTOR , QUANDO TIVER REUNIÃO DE MINISTÉRIO NUNCA DIGA ISTO NA FRENTE DOS SEUS LIDERADOS . ACABANDO A REUNIÃO PROCURE O SEU LÍDER, E COM  AMOR E HUMILDADE EXPONHA SUA INSATISFAÇÃO.MAIS MUNCA SEJA UM REBELDE, POIS REBELDIA TRAZ  CATIVEIRO CATIVEIRO ESPIRITUAL.


3º PONTO
PESSOA CATIVA POR POSSESSÃO DE ESPÍRITO IMUNDO.
UM GRANDE QUESTIONAMENTO QUE AS PESSOAS FAZEM É SE  HÁ A POSSIBILIDADE DE UM CRENTE FICAR ENDEMONINHADO. O TERMO ENDEMONINHADO NO GREGO É DIAMONIZOMAI, QUE QUER DIZER, ESTAR COM DEMÔNIO OU TER DEMÔNIO. NESTE GRAU DE DEMONIZAÇÃO, OS DEMÔNIOS JÁ NÃO ESTÃO APENAS POR FORA INFLUENCIANDO, COMO NO CASO DA OPRESSÃO, MAS DENTRODA PESSOA. SENDO ASSIM, PODEM TOMAR O CORPO E ACONSCIÊNCIA DA VÍTIMA QUANDO, POR EXEMPLO,SÃO CONFRONTADOS COM O PODER DE DEUS E SE VEEM OBRIGADOS A SAIR. NESSE CASO DE INCORPORAÇÃO, OU SEJA, QUANDO OS  ESPÍRITOS SE MANIFESTAM NO CORPO DA VÍTIMA, COSTUMAMOS CHAMAR ISTO DE POSSESSÃO, EMBORA SBENDO QUE TAL TERMO INEXISTE NO GREGO NEOTESTAMENTÁRIO. A PALAVRA CORRETA PARA DESCREVER A INVASÃO E TAMBÉM MANIFESTAÇÃO DE DEMÔNIOS NO NOVO TESTAMENTO É ENDEMONIAMENTO, E NÃO POSSESSÃO.
AGORA , VOLTEMOS  A NOSSA PERGUNTA: PODE UM CRENTE SER INVADIDO POR DEMÔNIOS OU ESTAR SOMENTE SUJEITO À OPRESSÃO?  DE ANTEMÃO, GOSTARIA DE DIZER QUE CREIO NA POSSIBILIDADE DE CRENTES SEREM INVADIDOS POR DEMÔNIOS, SE UM CRISTÃO VAI ABRINDO PORTAS E MAIS PORTAS PARA O PECADO, PODE SER QUE UM DIA O DIABO NÃO VEJA MAIS EMPECILHO PAR INVADIR SUA VIDA. MAS ESSE PROCESSO NÃO É IMEDIATO;LEVA TEMPO.EM MUITOS CASOS O ENDEMONIAMENTO NÃO CHEGA ACONTECER.
CAUSAS QUE LEVAM AO ENDEMONIAMENTO.
1º PECADOS DE IMORALIDADE QUE NÃO FORAM CONFESSADOS. 1º Cor 6 15 , 16.
2º MALDIÇÕES  ESPÍRITUAIS EXEMPLOS :
    2.1 ALIANÇAS COM DEUSES ESTRANHOS  At 7.43 2º Cro 33 5 a 9.
    2.2  PROSTITUIÇAO ( FANTÁSIAS SEXUAIS, FETICHES, FILMES,  PORNOGRÁFICO).
3º MALDICÕES   VOLUNTÁRIA - QUANDO A PESSOA DECIDE PECAR. EXEMPLO: EU MESMO ME DISPYS A IR Á MACUMBA, CARTOMANTE, CIGANA, ADULTERAR ETC. Sl 51. 3- 4.
4º  QUANDO  DEIXAMOS DE VIVER NO ESPÍRITO PARA VIVER NA CARNE. 1º Jo 3 .7 a 10.
       PECADOS QUE DÃO LUGAR PARA  O ENDEMONIAMENTO:
        4.1   MENTIRAS  Jo 8 .44
        4.2  ÓDIO NO CORAÇAÕ  Gn 4 .6 ,7.
        4.3 REBELDIA  A DEUS 16.14.
5º HOMICÍDIO  TRAZ  ENDEMONIANENTO E MALDIÇÃO ESPIRITUAL.
        5.1 ABORTO
         5.2 MATAR O PROXÍMO Gn 4 .11

4º PONTO
 CATIVEIRO DA RELIGIOSIDADE
QUANDO LEMOS A RESPEITO DO MINISTÉRIO TERRENO DE JESUS CRISTO, APRENDEMOS QUE DURANTE  O TEMPO QUE ELE ESTAVA REALIZANDO SEU TRABALHO AS CONQUISTAS FORAM TREMENDAS. MAIS TAMBÉM ENTENDEMOS QUE A CAUSA DE SUA MORTE SE DEU POR CAUSA DOS RELIGIOSOS.  ENTENDEMOS QUE JESUS DEVERIA MORRER E RESSUSCITAR, POIS POR INTERMÉDIO DA SUA MORTE E RESSURREIÇÃO PASSAMOS A TER VIDA COM DEUS. MAIS O QUE QUEREMOS ABORDAR , É O QUE  OS RELIGIOSOS FIZERAM, MATARAM O FILHO DE DEUS. NO RELATO DE MATEUS, LEMOS: ORA, OS PRINCIPAIS SACERDOTES E TODO O SINÉDRIO PROCURAVAM ALGUM TESTEMUNHO FALSO C ONTRA JESUS, A FIM DE O CONDENAREM Á MORTE. Mt 26. 59. O TEXTO NOS ENSINA QUE ELES NÃO ACHAVAM DO QUE O ACUSAR .MAIS POR FINAL CHEGOU ALGUÉM DIZENDO: QUE JESUS HAVIA DITO QUE DISTRUIRIA O TEMPLO , E ,QUE REEDIFICARIA EM TRÊS DIAS  Jo 26 61 . AGORA O SUMO SACERDOTE RASGA SUAS VESTE DIZENDO QUE JESUS HAVIA BLASFEMADO. FAZENDO DE JESUS RÉU DE MORTE.
FICO BEM A VONTADE EM DIZER QUE ATÉ HOJE A RELIGIÃO TEM MATADO JESUS CRISTO. SER UM CRISTÃO FIEL AS DOUTRINAS BÍBLICAS É EXTREMAMENTE CORRETO At  17  .11. OS CRENTES DE BERÉIA ERAM ASSIM EXAMINAVAM AS ESCRITURAS ,PARA VERIFICAREM SE  ,O QUE ESTAVA SENDO PREGADO CONDIZIA COM A PALAVRA DE DEUS. VAMOS ENTENDER MELHOR ESSE  POSICIONAMENTO DOS IRMÃOS BEREANOS. A PRÍNCIPIO :
1º  RECEBIAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ( DESEJO ARDENTE).
2º EXAMINAVAM AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS ( UNIDADE COM A PALAVRA DE DEUS).
3º VERIFICAVA A VERDADE DE TODA DOUTRINA DA BÍBLIA.
SE O SUMO SACERDOTE E O SINÉDRIO EXECUTASSEM ESSES TRÊS MECANISMOS DOS BEREAMOS, ELES NÃO TERIAM MATADO JESUS.
O ESPÍRITO DA RELIGIOSIDADE CEGA NOSSO ENTENDIMENTO . E TRAZ SOBRE NOSSAS VIDAS :
1° DOUTRINAS HUMANAS. Mt 15. 8, 9.
2º COSTUMES HUMANOS  Mt 15 1 a 5.
3º PRECONCEITOS Lc 5. 30.
4º INCREDULIDADE  Mt 13. 58.
5º MENTIRAS ( FALSO TESTEMUNHO ) At 6.13.
6º PARALISIA ESPÍRITUAL Mt 22. 29

5º PONTO
CATIVEIRO DO PECADO ORIGINAL.
 PAULO ESCREVENDO A EPÍSTOLA AOS ROMANOS DEIXA-NOS BEM CLARO QUE QUANDO CRISTO VOLTAR TODOS OS SALVOS SERÃO  REDIMIDOS DO CATIVEIRO DA CORRUPÇÃO.PORÉM ENQUANTO  ESTAMOS AGUARDANDO A VOLTA DE CRISTO . PRECISAMOS  ENTENDER QUE EM TODO MOMENTO SOMOS ASSEDIADOS PELO PECADO , POIS AINDA CARREGAMOS EM NÓS  A NATUREZA PECAMINOSA.
CONSEQUÊNCIA, PRECISAMOS VIVER FAZENDO A VONTADE DE DEUS ,PARA QUE O PECADO NÃO LEVE VANTAGEM SOBRE NÓS.E O DIABO SE APROVEITE DISSO. JESUS REDIMIU NOSSO  ESPÍRITO E NOSSA ALMA E POR FINAL O NOSSO CORPO.
O CATIVEIRO DO PECADO ORIGINAL SE TORNA ALGO PREOCUPANTE ,PORQUE A BÍBLIA  AFIRMA QUE NOSSO CORPO É DESTINADO A SER TRANSFORMADO , PRA ISSO PRECISA MOS APRENDER A POSSUIR NOSSO CORPO EM SANTIDADE E HONRA E NÃO COM O DESEJO DE LASCÍVIA, COMO OS GENTIOS QUE NÃO CONHECEM A DEUS 1º Ts 4.4. ENTÃO PRECISAMOS USAR NOSSOS CORPOS EM SANTIDADE E NÃO PARA O PECADO.PECANDO NO CORPO ABRIMOS ESPAÇO PARA O DIABO OPRIMIR NOSSAS  VIDAS.TANTO NOSSA ALMA, COMO NOSSO ESPÍRITO E NOSSO CORPO, PRECISAM SE MANTEREM ÍNTEGROS ATÉ A VOLTA DO SENHOR.
IRMÃOS O CAUSADOR DE OPRESSÃO, DEPRESSÃO , POSSESSÃO,  ENDEMONIAMENTO, E PECADOS DA ALMA É A NOSSA NATUREZA CARNAL.(O PECADO QUE AINDA HABITA EM NÓS .PARA SE  VENCER O CATIVEIRO DO PECADO ORIGINAL, PRECISAMOS:
1º NÃO TER PRAZER NO PECADO.  Sl 32. 3. 
2  VIVER UMA VIDA NO ESPÍRITO. Gl 5 .24,25
3º MATAR NOSSA VELHA NATUREZA. 2º Cor 5 . 17.
4ºAMAR MEU PRÓXIMO. 1º Jo 4. 7.
5ºANDAR EM SANTIDADE. 1º Pd 1 .15.

COMCLUSÃO
PROCESSO DE SAÍDA DO CATIVEIRO. TODO CRENTE TEM QUE TER EM SUA VIDA.
1º INTEGRIDADE- TER BOM CARÁTER  Jó 1. 8.
2º SANTIDADE- SER SEPARADO DO MUNDO 1º Pd1 .14- 16.   
3º SINCERIDADE - CHAMAR  DE  PECADO O PECADO . ENQUANTO NÃO ENUMEREI OS MEUS PECADOS, ADOECI  Sl 32. 3.
4º ARREPENDIMENTO At 3 : 19.
COMPREENDENDO SE PRECISO DE LIBERTAÇÃO
SOU CRENTE E POR QUE  AINDA:
1º TENHO RANCOR NO CORAÇÃO.
2º TENHO SONHOS RUINS.
3º SOU REBELDE  AOS MEUS LÍDERES.
4º QUERO VER O QUE NÃO DEVO.
5º SOU MENTIROSO.
6º SINTO DESEJO DE PECAR.
PORQUE AINDA NÃO HOUVE GENUÍNO ARREPENDIMENTO. O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO A PESSOA ARREPENDIDA SENTE VERDADEIRA DOR PELO PECADO PORQUE SABE QUE, ENQUANTO DUROU O PECADO, SUA COMUNHÃO COM DEUS FOI ESTRAGADA.
 PARA QUALQUER MUDANÇA ACONTECER, PRECISAMOS SENTIR UMA DOR PROFUNDA. ESSA DOR DEVE-SE AO RECONHECIMENTO DE QUE, COMO FILHO DE DEUS, OFENDEU AO PAI, E TAMBÉM AS PESSOAS ENVOLVIDAS, COM O PECADO ( LUCAS 22:44). QUANDO O PECADO É LEMBRADO COM DOR, AÍ HÁ CURA. A CURA NÃO ELIMINA AS LEMBRANÇAS, MAS REMOVE A DOR.
PECADOS DEVEM SER DECLARADOS UM A UM: EU FIZ ISTO, DESTA FORMA, X VEZES  (Sl 32 3-4 ).
 TODO PECADO DEVE SER  RENUNCIADO( Tg 4:7). LEMBRA ONDE ESTÁ A BRECHA? ENTÃO,PARA QUE ESSA BRECHA SEJA FECHADA, É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA RENÚNCIA. PRECISAMOS APRENDER A VIVER COMO SANTOS. É PRECISO CORTAR A RAIZ DA MALDIÇÃO QUE ENTROU PELO PECADO.


 Referências Bibliografica.
-Bíblia Shedd  de Estudo.
- Saindo do Cativeiro .
 -Autor: Alcione Emerich.
 -Editora Danprewan.
 -Dicionário Vine.
-O Novo Comentário da Bíblia. Edições Vida Nova.



Comentários