ESTUDO: TRATANDO NOSSAS EMOÇÕES.

 CURA INTERIOR
Por Marcio Sousil
 

http://www.igrejamissionariabrasileira.org/

 TEXTO: II Sm 6 .16-20- 21-22-23 (AO ENTRAR A ARCA DO SENHOR NA CIDADE DE DAVI, MICAL, FILHA DE SAUL,ESTAVA OLHANDO PELA JANELA E, VENDO AO REI DAVI QUE IA SALTANDO E DANÇANDO DIANTE DO SENHOR, DESPREZOU NO SEU CORAÇÃO. VOLTANDO DAVI PARA ABENÇOAR A SUA CASA, MICAL, FILHA DE SAUL ,SAIU A ENCONTRAR-SE COM ELE E LHE DISSE : QUE BELA FIGURA FEZ O REI DE ISRAEL, DESCOBRINDO-SE, HOJE, AOS OLHOS DAS SERVAS DE SEUS SERVOS, COMO, SEM PEJO, SE DESCOBRE UM VADIO QUALQUER! DISSE, PORÉM, DAVI A MICAL: PERANTE AO SENHOR, QUE ME ESCOLHEU A MIM ANTES DO QUE TEU PAI E A TODA SUA CASA, MANDANDO-ME QUE FOSSE CHEFE SOBRE O POVO DO SENHOR, SOBRE ISRAEL, PERANTE AO SENHOR ME TENHO ALEGRADO. AINDA MAIS DESPREZÍVEL ME FAREI E ME HUMILHAREI AOS MEUS OLHOS; QUANTO ÁS SERVAS, DE QUEM FALASTE, DELAS SEREI HONRADO. MICAL, FILHA DE SAUL, NÃO TEVE FILHOS ATÉ O DIA DE SUA MORTE.

 INTRODUCÃO

A AUTORA BETTY TAPSCOTT NO SEU LIVRO “CURA INTERIOR”, (TAPSCOTT,BETTY. CURA INTERIOR. Ed. BETÂNIA, 1995), FALA-NOS ACERCA DO QUE É CURA INTERIOR. DEVIDO À IMPORTÂNCIA DO TEXTO, CITAREMOS LONGOS TRECHOS COM ALGUNS COMENTÁRIOS NOSSOS
      CURA INTERIOR É A CURA DO NOSSO HOMEM INTERIOR: DA MENTE, EMOÇÕES, LEMBRANÇAS DESAGRADÁVEIS, SONHOS. É O PROCESSO PELO QUAL, POR  MEIO DA ORAÇÃO, E  DE UM PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA NOSSA SITUAÇÃO, SOMOS LIBERTOS DE SENTIMENTOS DE RESSENTIMENTOS ,REJEIÇÃO,AUTOPIEDADE DEPRESSÃO,CULPA, MEDO, TRISTEZA, ÓDIO, COMPLEXO DE INFERIORIDADE, AUTO CONDENAÇÃO, SENSO DE DESVALOR, ETC.
EM ROMANOS 12:2 LEMOS O SEGUINTE: E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE SÉCULO, MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE...A CURA INTERIOR É A RENOVAÇÃO DE NOSSA MENTE.
JESUS DISSE: EU ESTOU DEIXANDO-LHE UMA DÁDIVA- PAZ DE ESPÍRITO E DE CORAÇÃO! E A PAZ QUE EU  DOU NÃO É FRÁGIL COMO A PAZ QUE O MUNDO DÁ. PORTANTO, NÃO SE AFLIJAM NEM TENHAM MEDO ( JOÃO 14 .27 ). HÁ INÚMERAS PESSOAS, HOJE QUE NÃO POSSUEM ESSA PAZ INTERIOR. MUITAS DELAS SÃO CRENTES, MAS APESAR DE TUDO, ACHAM-SE EMOCIONALMENTE ENFERMAS, EMBORA ESTEJAM EM BOAS CONDIÇÕES FÍSICAS.JESUS DESEJA QUE SEJAMOS SÃOS EM TODO NOSSO SER. EM ISAÍAS 53:5 VEMOS COMO A BÍBLIA PREDIZ A OBRA DE JESUS...  ELE FOI TRANSPASSADO PELAS NOSSAS TRANSGRESSÕES E MOÍDO PELAS NOSSAS INIQUIDADES; O CASTIGO QUE NOS TRAZ A PAZ ESTAVA SOBRE ELE, E PELAS SUAS PISADURAS FOMOS SARADOS. ELE QUER SALVAR -NOS DE NOSSOS PECADOS (CURA ESPIRITUAL ), QUER QUE TENHAMOS PAZ (CURA INTERIOR), QUER QUE FIQUEMOS LIVRES DE DORES E DOENÇAS (CURA FÍSICA ) ELE QUER QUE TODO NOSSO SER SEJA PERFEITO!

                                                             1º PONTO
POQUE MICAL AGIU DESSA MANEIRA COM O REI DAVI? SERÁ QUE MICAL GUARDAVA EM SUA ALMA ALGUM  SENTIMENTO, DE REJEIÇÃO, DESPREZO , TRAIÇÃO, ÓDIO, SENSO DE DESVALOR, RAIVA, PERDA. COM CERTEZA HAVIA ALGO NA ALMA DE MICAL QUE A LEVOU AGIR DESSA MANEIRA COM O REI DAVI.

O CORPO , ALMA ,E ESPÍRITO DE MICAL ESTAVA COMPLETAMENTE  ATINGIDO POR ALGUNS ACONTECIMENTOS , QUE NÃO A PERMITIA COMPARTILHAR COM DAVI AQUELE MOMENTO DE ALEGRIA. OLHANDO A POSTURA DE MICAL EM DESPREZAR DAVI NO SEU CORAÇÃO PERCEBEMOS QUE RESIDIA EM SEU CORAÇÃO ALGO QUE NÃO ERA UM SIMPLES DESPREZO MAIS SIM UM SENTIMENTO PROFUNDO DE MAGOA ,DESPREZO INSATISFAÇÃO,AUSÊNCIA DE PERDÃO ,AMOR,CARINHO ALEGRIA E OUTRAS COISAS A MAIS. MICAL NOS REVELA PELA POSTURA QUE TOMOU QUE ELA ESTAVA CATIVA NAS SUAS EMOÇÕES, PRECISANDO ASSIM DE UM TRATAMENTO QUE SÓ PODE SER PROMOVIDO PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
MAS NENHUMA PESSOA NASCE ASSIM ,ENTRETANTO NOS TORNAMOS ALVO DE ALGUMAS DECEPÇÕES. É O CASO DE MICAL, ELA ACUMULOU SITUAÇÕES NO DECORRER DA VIDA QUE POR FINAL COMPROMETERAM SUAS EMOÇÕES. O COMPROMETIMENTO DAS NOSSAS EMOÇÕES GERA EM NÓS ENFERMIDADES INTERIORES ,QUE CHAMAMOS DE DOENÇAS DA ALMA. ACREDITO QUE MICAL MORREU AMARGURADA. POIS O PRÓPRIO TEXTO DEIXA TRANSPARECER ISSO. QUEREMOS QUE SUA VIDA SEJA DIFERENTE DA VIDA VIVIDA  POR MICAL. VAMOS ENTENDER MELHOR ESSA HISTÓRIA.

COMO COMEÇAMOS VIVER FERIDAS NA NOSSA ALMA.

A FERIDA DA ALMA DE MICAL COMEÇA NO MOMENTO QUE AVISARAM AO SEU PAI (REI SAUL), QUE ELA AMAVA DAVI. ( 1º Sm 18. 20  MAS MICAL, A OUTRA FILHA DE SAUL, AMAVA DAVI. CONTARAM-NO A SAUL, E ISSO LHE AGRADOU ). VAMOS ANALISAR  PONTOS QUE GERARAM ESSAS FERIDAS:
A DECEPÇÃO É UMA DAS MAIORES CAUSAS DE FERIDAS DA ALMA,COMO PODE UMA MULHER QUE EXPRESSAVA AMOR NO PRINCÍPIO, AGORA  MANIFESTAR REJEIÇÃO? TODO PROBLEMA QUE ENVOLVE NOSSAS EMOÇÕES SÃO CONSTRUIDAS SOBRE VARIAS SITUAÇÕES QUE FORAM  DESENROLANDO NO DECORRER DA HISTORIA DA NOSSA VIDA. A AÇÃO VIVIDA POR MICAL ESTÁ EM PLENA HARMONIA COM A POSTURA QUE ELA HAVIA TOMADO. MICAL AMAVA UM HOMEM QUE NUNCA A AMOU.QUANDO FALAMOS DE DECEPÇÕES ENTENDEMOS ,QUE DECEPÇÕES VEM ACOMPANHADA DE REJEIÇÃO, DESPREZO,TRISTEZA, FRUSTRAÇÃO ETC. MICAL  É SIMPLESMENTE UM OBJETO QUE EM PRIMEIRO INSTANTE TEM GRANDE VALOR PARA CUMPRIR O INTERESSE DE VINGANÇA DE SEU PAI. DISSE SAUL: EU LHA DAREI, PARA QUE ELA LHE SIRVA DE LAÇO E PARA QUE A  MÃO DOS FILISTEUS VENHA A SER CONTRA ELE. PELO QUE SAUL DISSE A DAVI: COM ESTA SEGUNDA SERÁS, HOJE, MEU GENRO 1ºSm 18.21. EM SEGUNDO MOMENTO UM  TROFÉU CONQUISTADO POR CEM PREPÚCIOS DE FILISTEUS. TAMBÉM ENVIOU DAVI MENSAGEIROS A ISBOSETE, FILHO DE SAUL, DIZENDO: DÁ-ME DE VOLTA MINHA MULHER MICAL, QUE EU DESPOSEI POR CEM PREPÚCIOS DE FILISTEU ( 2ºSm 3. 14 ).MAIS A MAIOR CAUSA DA FERIDA DE MICAL NÃO ESTAVA SOMENTE EM TER SIDO USADA PARA CUMPRIR O DESEJO DE VINGANÇA DE SEU PAI,OU SER VISTA COMO UM PRÊMIO CONQUISTADO POR DIREITO. A VIDA DE MICAL É MARCADA POR UMA TRAGÉDIA MAIOR.
QUANDO MICAL AJUDA DAVI A FUGIR ,DAVI SE VÊ FORÇADO A DEIXAR SUA TERRA,POIS SAUL QUERIA MATA-LO, CONSEQUÊNCIA DISSO. MICAL É DADA A UM OUTRO MARIDO ( 1º Sm 25. 44 PORQUE SAUL TINHA DADO SUA FILHA MICAL, MULHER DE DAVI, A PALTI, FILHO DE LAÍS, O QUAL ERA DE GALIM ).NUNCA FOI INTERESSE DE SAUL ENTREGAR MICAL PARA DAVI, SAUL SÓ APROVEITO A OPORTUNIDADE QUE TINHA.POIS ELE SOUBE QUE MICAL AMAVA O MOÇO ,E COMO ELE QUERIA DAVI MORTO , CRIOU A SITUAÇÃO DE QUE DARIA MICAL COMO ESPOSA ,SE DAVI LHE TROUXESSE CEM PREPÚCIOS DE FILISTEUS. PORQUANTO SAUL TENTAVA FAZER CAIR A DAVI PELAS MÃOS DOS FILISTEUS. MICAL AGORA ESTA CASADA COM PALTIEL, FILHO DE LAÍS. E QUANDO DAVI É UNGIDO COMO REI EM HEBROM ,A UMA GUERRA ENTRE A CASA DE DAVI E A CASA DE SAUL ( 2º Sm 3. 6 ). E ABNER FAZ ALIANÇA COM DAVI , SOBRE A EXIGÊNCIA DE QUE ABNER LHE TRAGA MICAL FILHA DE SAUL. RESPONDEU DAVI: BEM ,EU FAREI ALIANÇA CONTIGO, PORÉM UMA COISA EXIJO: QUANDO VIERES A MIM, NÃO VERÁS A MINHA FACE, SE PRIMEIRO ME NÃO TROUXERES A MICAL, FILHA DE SAUL) .  NESSE MOMENTO COMEÇA TODO SENTIMENTO CONTRÁRIO DE UMA MULHER QUE  NO PRINCÍPIO QUERIA PROTEGER. MAIS SENDO VIOLENTADA EM SEUS SENTIMENTOS SENTE SOMENTE AVERSÃO A ALEGRIA  DE DAVI. VOCÊ VAI ENTENDER MELHOR AGORA. TAMBÉM ENVIOU DAVI MENSAGEIROS A ISBOSETE, FILHO DE SAUL, DIZENDO: DÁ-ME DE VOLTA MINHA MULHER MICAL QUE DESPOSEI POR CEM PREPÚCIOS DE FILISTEUS. ENTÃO, ISBOSETE MANDOU TIRÁ-LA A SEU MARIDO, A PALTIEL, FILHO DE LAÍS. SEU MARIDO A ACOMPANHOU, CAMINHANDO E CHORANDO APÓS ELA, ATÉ BAURIM. DISSE ABNER:VAI-TE E ELE VOLTOU (2º Sm 3 .14 A 16)
NO NOVO JOGO DE INTERESSE NOVAMENTE MICAL SAI PREJUDICADA, FERIDA .POIS TIRARAM DELA UM HOMEM QUE VERDADEIRAMENTE A AMAVA. CREIO QUE VOCÊ ENTENDEU PORQUE MICAL DESPREZOU DAVI EM SEU CORAÇÃO. AS SUAS EMOÇÕES ESTAVAM PRESAS  A UM PASSADO QUE SÓ LHE TRAZIA PÉSSIMAS LEMBRANÇAS. VOCÊ VEIO AO MANANCIAL , PORQUE SUA VIDA PODE ESTA COMO A DE MICAL .SE VOCÊ SE ENCONTRA  COM SUA ALMA  FERIDA DEVIDO AS DECEPÇÕES DA VIDA. NÃO MORRA COMO MICAL FRUSTADA , TRISTE , AMARGURADA . PEÇA A DEUS QUE ELE TRATE SUA VIDA NESSE ENCONTRO ESPIRITUAL. RECEBA VIDA NO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.   

2º PONTO

NESSE 2º PONTO FALAREMOS DE ANA
TEXTO 1º Sm  1. 1O e15.  LEVANTOU-SE ANA, E, COM AMARGURA DE ALMA, OROU AO SENHOR, E CHOROU ABUNDANTEMENTE. PORÉM ANA RESPONDEU: NÃO, SENHOR MEU! EU SOU MULHER ATRIBULADA DE ESPÍRITO; NÃO BEBI NEM VINHO NEM BEBIDA FORTE; PORÉM VENHO DERRAMANDO NINHA ALMA  PERANTE O SENHOR

A FALTA DA REALIZAÇÃO DE ALGO  EM NOSSA VIDA PODE  SER A  CONSEQUÊNCIA  DA AMARGURA  DA ALMA E TAMBÉM DA ATRIBULAÇÃO DO NOSSO ESPÍRITO. O TEXTO MOSTRA CLARAMENTE  QUE NO  MOMENTO VIVIDO POR ANA, EM QUE ELA NÃO TINHA UM FILHO , ELA ESTAVA COMPLETAMENTE AMARGURADA E  DEPRIMIDA.QUANDO PERDEMOS OU NÃO TEMOS ALCANÇADO ALGO ,A ANSIEDADE QUE VIVEMOS VÃO SER OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR ESSE  TRANSTORNO EMOCIONAL.
ANA NÃO TINHA UM FILHO ,ELA CONVIVIA COM SUA ESTERILIDADE. PODE SER QUE VOCÊ ESTEJA ASSIM, QUERENDO SER MÃE E NÃO CONSEGUE ENGRAVIDAR,OU TALVEZ VOCÊ JAMAIS CONSEGUIRÁ. ANA PRECISAVA SER CURADA DE SUA FERIDA NA ALMA . A FERIDA DE ANA , NÃO ERA ,PORQUE SEU MARIDO NÃO Á AMAVA: ENTÃO ELCANA, SEU MARIDO, LHE DISSE: ANA. POR QUE CHORAS? E POR QUE NÃO COMES? E POR QUE ESTÁS DE CORAÇÃO TRISTE? NÃO TE SOU EU MELHOR DO QUE DEZ FILHOS?  ANA TINHA UM BOM MARIDO.
PESSOAS ESTÃO VIVENDO TRAUMAS EMOCIONAIS POR SE SENTIREM  INCAPAZES DIANTE DO SEU CÔNJUGE. ERA O CASO DE ANA .ELA NÃO CONSEGUIA SE REALIZAR COMO MÃE ,E  TAMBÉM NÃO CONSEGUIA REALIZAR EM SEU MARIDO A PERSPECTIVA DE  SE  TORNAR, ELCANA, PAI DE UM FILHO SEU. ANA ESTAVA INFELIZ  POR NÃO TER UM FILHO E TAMBÉM POR NÃO PERMITIR QUE ELCANA SE TORNA-SE PAI POR INTERMÉDIO DELA . PARA COMPLETAR ELA AINDA TINHA QUE SUPORTAR UMA RIVAL  QUE TINHA FILHOS. NESSE CONTEXTO CULTURAL UMA  MULHER QUE NÃO TINHA CONDIÇÕES DE ENGRAVIDAR, NÃO SERVIA PARA NADA. O PENSAMENTO DE DESVALORIZAÇÃO PARA ANA ERA MUITO GRANDE TAMBÉM. SE VOCÊ SE SENTE DESVALORIZADA EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA POR NÃO CONSEGUIR SE REALIZAR OU REALIZAR ALGUÉM, SE LIBERTE DISSO. COMO ENTÃO PODEMOS FAZER ISSO:

1º PASSO:

 -LEVANTE-SE  . VOCÊ  PRECISA LUTAR , PARA MUDAR SUA HISTÓRIA DE VIDA.
- CONTE PARA DEUS O SEU PROBLEMA
-CHORE, E  RECONHEÇA QUE VOCÊ TEM UMA GRANDE DOR.
TEXTO: 1º S m 1. 10. LEVANTOU-SE ANA , E, COM AMARGURA DE ALMA OROU AO SENHOR, E CHOROU ABUNDANTEMENTE.
CONSEQUÊNCIA DA POSTURA DE ANA.
- ANA CREU NO MILAGRE.
-RECEBEU A CURA.
-E PASSOU A  TER ALEGRIA NA SUA VIDA.
TEXTO: 1º Sm 1.17a . ENTÃO, LHE RESPONDEU ELI: VAI-TE EM PAZ, E O DEUS DE ISRAEL TE CONCEDA A PETIÇÃO QUE LHE FIZESTE.
             1º Sm 2. 1. ENTÃO, OROU ANA E DISSE: O MEU CORAÇÃO SE ALEGRA NO SENHOR.

3º PONTO

NESSE 3º PONTO FALAREMOS DE JOSÉ
TEXTO Gn 37 . E, PASSANDO OS MERCADORES MIDIANITAS, OS IRMÃOS DE JOSÉ O ALÇARAM, E O TIRARAM DA CISTERNA, E  O VENDERAM POR VINTE CICLOS DE PRATA AOS ISMAELITAS; ESTA LEVARAM JOSÉ AO EGITO.

USAR JOSÉ COMO SENDO ALGUÉM QUE CARREGAVA  UMA FERIDA NA SUA ALMA. PARECE ALGO MEIO DESCONEXO. PORQUE QUANDO LEMBRAMOS DESSE PERSONAGEM , VEM EM NOSSA MENTE, O RAPAZ QUE TEVE SONHOS QUE FORAM REALIZADOS POR DEUS, PENSAMOS TAMBÉM NO GAROTO QUE ERA O FILHO  MAIS QUERIDO, DO QUE OS OUTROS IRMÃOS, E TAMBÉM NO JOVEM QUE  ERA FIEL AO SEU DEUS.  MAIS TAMBÉM PRECISAMOS OLHAR JOSÉ COMO ALGUÉM QUE PRECISAVA SER TRATADO POR DEUS.QUANDO ENTÃO SURGE A NECESSIDADE DESSE TRATAMENTO? QUANDO ISRAEL (JACÓ) DEIXA CLARO QUE AMAVA JOSÉ MAIS DO QUE OS OUTROS FILHOS . ORA, ISRAEL AMAVA MAIS A JOSÉ QUE TODOS SEUS FILHOS, PORQUE ERA FILHO DA SUA VELHICE;  E FEZ-LHE  UMA TÚNICA TALAR DE MANGAS COMPRIDAS  Gn 37 . 3.  A PREFERÊNCIA QUE FOI CRIADA POR JACÓ TRAZIA PROBLEMAS PARA  O PRÓPRIO JOSÉ,  PARA O PAI, E PARA OS IRMÃOS. TEVE  JOSÉ UM SONHO E O RELATOU AOS SEUS IRMÃOS; POR ISSO, O ODIARAM AINDA MAIS.CONTANDO-O A SEU PAI E A SEUS IRMÃOS, REPREENDEU-O  O PAI E LHE DISSE: QUE SONHO É ESSE QUE TIVESTE? ACASO,VIREMOS, EU E TUA  MÃE E TEUS IRMÃOS, A INCLINAR-NOS PERANTE TI EM TERRA? SEUS IRMÃOS LHE TINHAM CIÚMES; O PAI, NO ENTANTO, CONSIDERAVA O CASO CONSIGO MESMO Gn 37 .5, 10, 11.
ESSA PREFERÊNCIA DE JACÓ POR JOSÉ ERA A CAUSA DA :
1º  VAIDADE DE JOSÉ.
2º  PREOCUPAÇÃO DE JACÓ.
3º DO ÓDIO E CIÚME DOS IRMÃOS.
ENTENDEMOS QUE O PROBLEMA DE JOSÉ COMEÇA NESSE MOMENTO. POR CAUSA DISSO ELE É VENDIDO E AMARGA UM SENTIMENTO DE VINGANÇA. VENDO JOSÉ A SEUS IRMÃOS, RECONHECEU-OS PORÉM NÃO SE DEU A CONHECER, E LHES FALOU ASPERAMENTE Gn. 7a. ACREDITAMOS QUE EXISTIA MÁGOA NO CORAÇÃO DE JOSÉ E TAMBÉM LEMBRANÇAS QUE MACHUCAVAM SUA ALMA.
QUANDO SEUS IRMÃOS DESCEM AO EGITO PARA COMPRAR MANTIMENTOS ,E JOSÉ NÃO SE DÁ A CONHECER AOS SEUS IRMÃOS ALÉM DE TRATA-LOS ASPERAMENTE. JOSÉ AINDA TRATA SEUS IRMÃOS COMO ESPIÕES, QUE ESTAVAM ALI PARA ESPIAR A TERRA. MAIS SAINDO DA PRESENÇA DELES JOSÉ CHORA. E, RETIRANDO-SE DELES, CHOROU; DEPOIS, TORNANDO, LHE, FALOU; TOMOU SIMEÃO DENTRE ELES E O ALGEMOU NA PRESENÇA DELES  Gn 42.24.  O CORAÇÃO DE JOSÉ  ESTAR  REALMENTE FERIDO, O QUE SEUS IRMÃOS FIZERAM AINDA ESTAR VIVO EM SUA ALMA.MUITAS VEZES PRECISAMOS ACEITAR QUE EXISTEM FERIDAS QUE ESTÃO ABERTAS EM NOSSOS CORAÇÕES E ESSAS FERIDAS PRECISÃO SER FECHADAS. NESSE MOMENTO FAZER VOCÊ LEMBRAR DE ALGUÉM TE TRÁS  RAIVA , VONTADE DE CHORAR ,OU ALGUM OUTRO SENTIMENTO? SE TEU CORAÇÃO ESTA APERTADO  QUERO TE DIZER. QUE COMO JOSÉ VOCÊ PRECISA DE CURA NO SEU INTERIOR. MÃO ADIANTA FAZER O QUE JOSÉ FEZ, DIZER QUE DEUS O FEZ ESQUECER DE TODO O SEU TRABALHO E TAMBÉM DA CASA  DE SEU PAI. COMO É QUE PODE ALGUÉM DIZER QUE DEUS CUROU, SE AINDA RESIDE NO CORAÇÃO O DESEJO DA VINGANÇA, E A AUSÊNCIA DO PERDÃO?

QUANDO ENTÃO DEUS CUROU JOSÉ?

DEUS CURA JOSÉ A PARTIR DO MOMENTO QUE:
1º ELE TIRA SUA MÁSCARA E SE DÁ A  CONHECER AOS SEUS IRMÃOS.  MUITAS DAS VEZES PRECISAMOS  MOSTRAR  QUEM VERDADEIRAMENTE  SOMOS. JOSÉ AGORA NÃO ESTAVA INTERESSADO EM MOSTRAR  QUE ELE ERA O GOVERNADOR DO EGITO,MAS SIM O IRMÃO ODIADO  QUE HAVIA SIDO VENDIDO. MUITAS VEZES PRECISAREMOS ENCARAR A NOSSA MAIOR ADVERSIDADE. PARA JOSÉ ERA A LEMBRANÇA DE QUANDO SEUS IRMÃOS O VENDERAM. ENQUANTO ERA O GOVERNADOR  ESTAVA TUDO TRANQÜILO , MAIS SE TRATANDO DE JOSÉ ERA OUTRA COISA.PARA DEUS CURAR NOSSA ALMA PRECISAMOS TIRAR NOSSAS MÁSCARAS. Gn 45 .1

2º PÕE  PARA  FORA  TODA  SUA  DOR.  A PIOR DOR NÃO É A DOR FÍSICA , MAIS SIM  A DOR DA ALMA . JOSÉ CARREGAVA ESSA DOR POR MAIS DE UMA DÉCADA. E NESSE MOMENTO DE CONFRONTO ELE PÕE PARA FORA TODA DOR QUE FERIA SUA ALMA .JOSÉ NÃO CHORA ELE GRITA LANÇANDO PARA FORA TODA DOR QUE ESTAVA EM SEU CORAÇÃO. PARA QUE  VOCÊ  SEJA CURADO E NECESSÁRIO POR PARA FORA SUA DOR , CHORE COMO JOSÉ  CHOROU : E LEVANTANDO A VOZ EM CHORO, DE MANEIRA QUE OS EGÍPCIOS O OUVIRAM E TAMBÉM A CASA DE FARAÓ Gn 45 2.

3º  QUANDO ELE DECIDE PERDOAR. JOSÉ BEIJOU A TODOS OS SEUS IRMÃOS E CHOROU SOBRE  ELES; DEPOIS, SEUS IRMÃOS FALARAM COM ELES Gn 45. 15.   JÁ DIZIA O CÈLEBRE FILÓSOFO: PERDOAR NÃO É ESQUECER; MAIS É LEMBRAR SEM SENTIR DOR.NAS DUAS VEZES QUE JOSÉ CHOROU SEU CHORO ERA O CHORO DA DOR.MAIS AGORA QUE JOSÉ DÁ PERDÃO AOS SEUS IRMÃOS ELE CHORA UM CHORO DIFERENTE. O CHORO DE QUEM DECIDIU PERDOAR. NESSE MOMENTO JOSÉ ESTA COMPLETAMENTE CURADO.

COMO SABER QUE ESTOU CURADO
1º SENSIBILIZANDO-SE QUANDO O OFENSOR TE PEDIR ALGUMA COISA: .JOSÉ CHOROU ENQUANTO LHE FALAVAM Gn 50 .17. AS LÁGRIMAS DE JOSÉ SÓ DEMONSTRARAM O SEU AMOR PARA OS IRMÃOS  AO PENSAR  QUE ELES TINHAM DESCONFIADO DO SEU PERDÃO GENUÍNO
2º PORQUE  PASSO A TER UMA VISÃO CLARA DA VONTADE DE DEUSVÓS , NA VERDADE, INTENTASTE O MAL CONTRA MIM; PORÉM DEUS O TORNOU EM BEM, PARA FAZER, COMO VEDES AGORA, QUE SE CONSERVE MUITA GENTE EM VIDA Gn 50 .20.  JOSÉ NÃO CULPA NINGUÉM .MAIS ENTENDE QUE TUDO O QUE ACONTECEU EM SUA VIDA, DE RUIM ,DEUS TRANSFORMOU EM UM PROPÓSITO DIVINO.

CONCLUSÃO.

A OPERAÇÃO DA CURA INTERIOR NÃO É APENAS VOLTAR AO PASSADO E DESENTERRAR DE LÁ OS DETALHES MAIS SÓRDIDOS. NÃO É PROCURAR VER QUAL A QUANTIDADE DE LIXO DE QUE NOS LEMBRAMOS; MAS É JOGAR FORA TODO O LIXO QUE ALI ENCONTRAMOS. É DEIXAR QUE JESUS FAÇA BRILHAR SUA LUZ DIVINA EM TODOS OS RECANTOS ESCUROS ONDE SATANÁS ESCONDEU AS MÁGOAS E LEMBRANÇAS DOLOROSAS. É ANDAR DE MÃOS DADAS COM JESUS, EM TODOS OS SEGUNDOS DE VIDA , E DEIXAR QUE ELE FIQUE BEM ALI CONOSCO DURANTES AS SITUAÇÕES DESAGRADÁVEIS.
MUITAS VEZES PENSAMOS: AH! DEUS ME LIVRE! NÃO QUERO NEM PENSAR NESTAS COISAS RUINS. QUE FIQUEM LONGE DA VISTA, LONGE DA LEMBRANÇA,COM RELAÇÃO A ESSAS RECORDAÇÕES INDESEJÁVEIS. MAS ESTE RACIOCÍNIO É SEMELHANTE AO ATO DE IR ACUMULANDO OBJETOS DENTRO DE UM ARMÁRIO. DEPOIS DE FECHARMOS A PORTA, NÃO VEMOS O AMONTOADO, MAS SE CONTINUARMOS A COLOCAR COISAS ALI, CHEGARÁ UM MOMENTO EM QUE ELAS ROLARÃO PARA FORA.
ESSE MESMO PRINCÍPIO SE  APLICA Á NOSSA MENTE. VAMOS EMPILHANDO NA MENTE TODA SORTE DE LIXO ( MEDOS, RESSENTIMENTOS , CULPA ),PENSANDO QUE  ESSAS COISAS NÃO VÃO INCOMODAR-NOS, MAS ELAS FICAM LÁ, NO FUNDO DE NOSSO SUBCONSCIENTE, E SEM DÚVIDA ALGUMA IRÃO AFETAR NOSSAS EMOÇÕES E INFLUENCIAR O MODO COMO AGIMOS E REAGIMOS. A RAIVA REPRIMIDA,OS RESSENTIMENTOS OU MEDO ÁS VEZES SE MANIFESTAM NOS  MOMENTOS EM QUE MENOS ESPERAMOS.
 O SENHOR DESEJA DAR-NOS ESSA PAZ INTERIOR , POR MEIO DA CURA INTERIOR. MAIS É NECESSÁRIO CONSCIENTIZAR A PESSOA DE QUE PRECISA PERDOAR E SENTIR-SE PERDOADA, PARA QUE A PESSOA POSSA PROSPERAR NA VIDA. DEUS A AJUDARÁ NISSO. É PRECISO TIRAR DO CORAÇÃO AQUELE SENTIMENTO DE QUE DEUS É CULPADO POR LHE DEIXAR PASSAR POR EXPERIÊNCIAS AMARGAS. DECLARE A LIBERTAÇÃO DO SEU CORAÇÃO PARA AMAR A DEUS, E PARA ACEITAR A REVELAÇÃO DE QUE O SENHOR SEMPRE QUIS O MELHOR, E SEMPRE TRABALHARÁ PELO MELHOR PARA NOSSAS VIDAS. A CHAVE PARA CURA INTERIOR E PARA LEMBRANÇAS AMARGAS É O PERDÃO, DEUS PASSARÁ O SEU BÁLSAMO SOBRE AS SUAS DORES.


Fomtes:
- Citações do livro "Cura interior" de Betty Tapscott.
- Bíblia Sagrada.




Comentários